O aprendizado de 20 anos com a Ruschel & Associados

Acertos e erros no marketing socioambiental, segundo Rogerio Ruschel

Dez acertos no marketing socioamblental:

1- Entender a complexidade do processo e seus reflexos na empresa a curto, médio e longo prazo

2 – Investir em sustentabilidade com a mesma vontade política com que investe em tecnologia, recursos humanos e uma nova planta industrial

3 – Cumprir a lei sem “jeitinhos”, entender que cumprir a lei não é mérito, é obrigação

4 – Compartilhar suas dúvidas com os diversos segmentos da sociedade

5 – Ter a humildade de reconhecer que não está pronto para trilhar o caminho da sustentabilidade sem parcerias e ajuda – ninguém está pronto

6 – Ter a generosidade de abrir mão de algum beneficio ou resultado de curto prazo (mesmo que atrapalhe sua competitividade num primeirto momento) para colher beneficios no médio prazo

7 – Respeitar as críticas, mesmo as injustas – afinal as pessoas são diferentes (culturalmente diversas entre si) e todo mundo está aprendendo a se locomover neste desconhecido território da sustentabilidade

8 – Fazer mais e divulgar com mais qualidade e auto-crítica.

9 – Nunca mentir

10 – Não cometer os erros da listinha abaixo

Dez erros em marketing socioambiental, segundo Rogerio Ruschel:

2 – Acreditar que é capaz de compreender este assunto sem capacitação qualificada, profissional – a prima da tia de um dos diretores “sabe tudo sobre isto” porque planta muitas árvores e será nossa professora

3 – Decidir que é suficientemente experiente sobre o assunto, porque afinal de contas “há muitos anos nossa Fundação ou Instituto vem fazendo filantropia”

4 – Confundir os conceitos: filantropia é dar um peixe a quem tem fome; Responsabilidade Social Empresarial é ensinar a pescar e sustentabilidade é preservar o rio. Todas são importantes, mas tenha certeza sobre o que está fazendo antes de falar para o mundo

6 – Não perceber que agora estamos vivendo em uma economia aberta, na qual o consumidor não é mais um “público-alvo” e sim “uma parte interessada” capaz de influenciar ferozmente decisões corporativas, derrubar produtos, desfazer imagem institucional por atitudes de compra e pressões por internet

7 – Não perceber que agora tudo aquilo que acontece ANTES e DEPOIS do processo produtivo, industrial (dentro da empresa) é também responsabilidade da empresa. O processo industrial do século XXI precisa considerar a origem das matérias-primas, o perfil de impacto dos insumos, a “folha-corrida” social dos fornecedores, a pegada ecológica do produto, a legislação de responsabilidade solidária do produto nas lojas e até mesmo a regulagem do motor dos caminhões que distribuem sua mercadoria, para não ser punida pela opinião pública ou legislação.

8 – Permitir que sua agência de propaganda faça brincadeirinhas fúteis na sua comunicação sobre este assunto

9 – Mentir

10 – Ser superficial