Instituto Rã-bugio consegue recursos da Holanda para Santa Catarina

Mais uma vitória do casal ambientalista Germano e Elza Nishimura Woehl, de Santa Catarina que faz um trabalho “de formiginha” e de alta qualidade.

A IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza (International Union for Conservation of Nature) – da Holanda aprovou o projeto de educação ambiental do Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade que será desenvolvido nas escolas públicas de Itaiópolis (SC), no Planalto Norte.

O objetivo do projeto é envolver a comunidade através das escolas públicas para que as pessoas percebam os benefícios das áreas preservadas de Mata Atlântica nas cabeceiras do rio Itajaí, em que estão sendo destruídas com muita intensidade, provocando perda irreversível de biodiversidade e degradando os recursos hídricos, além dos problemas de enchente em cidades como Blumenau (SC), trazendo conseqüências graves que comprometem a sustentabilidade do desenvolvimento da região.

O projeto do Instituto Rã-bugio foi inscrito no edital da IUCN da Holanda do ano passado e concorreu com projetos de instituições do mundo inteiro. Na fase final de seleção, em outubro do ano passado, um dos diretores da IUCN/Holanda veio pessoalmente conhecer os projetos do Instituto Rã-bugio. Os recursos deste edital foram doados à IUCN pelo Governo da Holanda, que destina um percentual da arrecadação de jogos de loteria para salvar a biodiversidade das florestas tropicais em todo o mundo.

A contrapartida deste projeto de educação ambiental será financiada pelo Programa Desmatamento Evitado da ONG SPVS, de Curitiba, em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade (Banco HSBC – Seguros Carbono Neutro), que adotou parte da área da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, de propriedade dos fundadores do Instituto Rã-bugio, o casal Elza Nishimura Woehl & Germano Woehl Junior, localizada em Itaiópolis (SC),

É a primeira captação no exterior do Instituto Rã-bugio para Conservação da biodiversidade, ONG ambientalista fundada em 2003 e sediada em Jaraguá do Sul (SC) que conta também com recursos do patrocínio da BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo ˆ Bovespa Social), da empresa Johnson & Johnson e de um projeto aprovado pelo FEPEMA ˆ Fundo Especial de Meio Ambiente de Santa Catarina.

Contato com a Rã-bugio: Germano Woehl Jr, germano@ra-bugio.org.br