Saiba Mais

Reino Unido apoiará projetos brasileiros para biodiversidade

O Ministro brasileiro do meio-ambiente lançou a consulta para a elaboração da estratégia nacional de conservação e uso sustentável da biodiversidade. A ideia é apresentar o documento na Rio+20. O Reino Unido, por meio de seu Ministério do Meio-Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, contribuirá com 90 mil libras para apoiar a iniciativa.

“Realmente espero que esta contribuição possa estimular outros a se envolverem, desde a sociedade civil aos governos locais, setor privado, pessoas que estão representadas aqui hoje. Todos têm um papel a desempenhar”, disse a Ministra Caroline Spelman durante seu discurso. O Diálogos sobre biodiversidade: Construindo a Estratégia Brasileira para 2020 engajará todos os setores da sociedade brasileira em um processo para a elaboração do plano. O Ministério do Meio Ambiente do Brasil, a União para a Conservação da Natureza (UICN), o WWF-Brasil e a IPÊ – Instituto de Pesquisa Ecológica são parceiros na elaboração dos diálogos.

“Essa é uma forma de dar destaque a todos os atores envolvidos na discussão de como alcançaremos os objetivos da Convenção”, disse a Ministra Izabella Teixeira.  O objetivo dos Diálogos é fortalecer a implementação da 10º Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (CDB COP10) que aconteceu em Nagoya, no Japão.

A Ministra Darwin também anunciou o lançamento da 18º rodada da chamada de projetos da Iniciativa Darwin. A instituição oferece fundos para estimular o compartilhamento de conhecimento britânico sobre biodiversidade com parceiros locais em países com grande biodiversidade.  Tal projeto foi lançado em 1992, durante a Rio 92. Ao longo dos anos, mais 80 milhões de libras foram utilizadas para financiar 555 projetos, 20 dos quais no Brasil.

Spelman disse: “parece-me certo que lancemos aqui no Brasil hoje a próxima rodada de licitações da Iniciativa Darwin. Tenho o prazer de dizer a vocês que disponibilizamos mais de 25 milhões de libras para os projetos Darwin nos próximos quatro anos. Esse aumento no financiamento ressalta a importância da biodiversidade, dos ecossistemas e o papel essencial que desempenham em nossas vidas. Estou certa de que colaboraremos com mais projetos no Brasil e de que os mesmo serão bem-sucedidos.”

Saiba mais em http://darwin.defra.gov.uk/apply/

Enviar por email Enviar por email