Saiba Mais

Tese de Mestrado disponível na internet

A tese de Mestrado “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Da Tentativa de Definição do Conceito às Experiências de Mensuração”, de Raquel Dezidério Souto já está disponível no link http://www.ivides.org/raquel.deziderio/dissertacao_RaquelDS.pdf

Resumo
O que é desenvolvimento sustentável? Como se mede? No trabalho, são investigadas a origem histórica da tentativa de definição do conceito do desenvolvimento sustentável e as tendências recentes de sua operacionalização, com a exemplificação de modelos de avaliação, marcos referenciais/ordenadores e indicadores sintéticos, culminando em uma análise comparativa entre dez sistemas de indicadores de desenvolvimento sustentável, de instituições multinacionais e nacionais, incluindo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As iniciativas multinacionais escolhidas foram: Projeto GEO, REDESA e ILAC; as nacionais: SayDS (Argentina), Statistics Canada (Canadá), INEGI (México), APA (Portugal), DEFRA (Reino Unido) e IBGE (Brasil). A retrospectiva histórica confirmou que há períodos que são caracterizados por visões semelhantes sobre a relação sociedade-natureza e que, mais recentemente, houve a emergência da noção do desenvolvimento sustentável, marcada pela grande profusão de congressos internacionais e pela formulação de métodos de avaliação para acompanhamento das ações humanas e orientação das políticas públicas voltadas ao crescimento econômico aliado à conservação ambiental e à justiça social. A análise comparativa dos sistemas de indicadores de desenvolvimento sustentável revelou que possuem características muito diversificadas e que poucos são os indicadores utilizados por mais de uma fonte, o que indica que sua escolha vem sendo feita de acordo com as especificidades e necessidades dos países. A partir da divulgação dos resultados da pesquisa, espera-se trazer à luz as tendências recentes e potencialidades do uso de sistemas de indicadores de desenvolvimento sustentável e contribuir para o aperfeiçoamento daqueles mantidos atualmente no Brasil.

Palavras-chave: Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, Sistemas de indicadores,
Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade, Sociologia das estatísticas, Documentação e disseminação de informações, IBGE, Brasil.

* Raquel Dezidério Souto é Oceanógrafa (UERJ) e Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (ENCE/IBGE).Em 2008, lançou o Atlas de Indicadores de Sustentabilidade para os Municípios Costeiros do Rio de Janeiro (http://www.ivides.org/atlas).
* Nelson de Castro Senra – orientador – é Economista e Cientista da informação, Pesquisador titular do IBGE e Professor de pós-graduação na ENCE/IBGE e na Fiocruz. Atualmente, se dedica ao campo da Sociologia Histórica das Estatísticas.

Enviar por email Enviar por email