Turismo Sustentável

O turismo é a terceira maior atividade geradora de empregos e a quarta maior geradora de renda no mundo e o segmento turístico que mais cresce é aquele relacionado a natureza – o turismo sustentável. O potencial do Brasil é reconhecido como um dos maiores do mundo e como para ter turismo sustentável é necessário preservar as belezas e recursos naturais, a Ruschel & Associados tem investido neste segmento.

Conheça um pouco da nossa experiência com turismo sustentável que inclui Consultoria, organização de eventos e atividades institucionais, clicando nos itens abaixo.

Consultoria em turismo sustentável

Secretaria Estadual de Turismo do Ceará

Em 1997 a Ruschel & Associados foi convidada pela Secretaria Estadual de Turismo do Ceará a colaborar no desenvolvimento do potencial do turismo sustentável no Estado. O primeiro projeto foi a implantação do “Pólo de Ecoturismo Vale Monumental do Ceará”, como resultado do aproveitamento dos recursos da região que abrange os municipios de Quixadá e Quixeramobim. A Ruschel & Associados integrou expedições científicas, e a partir de estudos ecológicos, sociais e econômicos de outros especialistas, avaliou o potencial e desenhou um marketing plan para o Pólo. Para este projeto desenvolvemos um sistema de planejamento inédito no Brasil, aproveitado para o desenvolvimento de outros dois Pólos no estado, entre 1998 e 1999.

Fechar

BID – Prodetur/Tocantins

No ano de 2001 a Ruschel & Associados desenvolveu, para o Programa Prodetur do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, por solicitação da empresa de consultoria Ruschmann & Associados, um Plano de Marketing para o turismo sustentável do Estado de Tocantins. A partir de estudos de fauna e flora e da análise do perfil sócio-cultural e econômico das várias micro-regiões de Tocantins, a Ruschel & Associados preparou um Marketing Plan que definiu objetivos, caracterizou públicos-alvo (no Brasil e exterior), definiu estratégias, produtos e pacotes turísticos, o posicionamento mercadológico e recomendou ações-piloto

Fechar

Costa do Sauípe Hotels & Resorts

Entre 1999 e 2000 Rogerio Ruschel (então Vice-presidente da Propeg Propaganda) coordenou o “Plano de Marketing e Comunicação para o Resort Costa do Sauípe”, mega-investimento turístico de fundos de pensão liderados pelo PREVI, em parceria com a Odebrecht, no litoral da Bahia. O Marketing Plan do resort, feito em conjunto com a Sauípe Hotels & Resorts, incluiu os contatos com os operadores dos cinco hotéis, a criação de uma central de comercialização e todo o mix de comunicação. Como parte do processo, criamos uma publicação trimestral e coordenamos um programa de visitas de grupos de agentes de viagens e jornalistas (fan-turs) ao local, para que acompanhassem “in loco” o andamento das obras.

Fechar

Parque temático agro-cultural Buana Parque

Entre 1997 e 1998 a R&A realizou estudos para a implantação do Buana Parque, na Fazenda Barão de Santa Branca/SP, com 1.800 ha na região de Sorocaba-SP. Entre as atividades desenvolvidas, fizemos estudos de caráter mercadológico e econômico para definir o perfil das atividades; desenvolvemos a comunicação visual e folhetaria e preparamos um business-plan para a captação de investimentos em parceria com o Hanseatic Group, de Nova Iorque.

Fechar

Parque temático de esportes de ação na natureza

Em 1997 a Ruschel & Associados foi contratada pelo investidor Michelle Mantegazza para realizar um estudo inicial de opções de investimento em turismo receptivo no litoral norte de SP. Propusemos a implantação de um parque voltado para a prática de esportes de ação na natureza.

Fechar

Potencialidade de Turismo Sustentável em Curitiba

Em 1995 a Ruschel & Associados foi contratado Frederico Schutte SA Indústria e Comércio para fazer um Estudo inicial de Potencialidade de Turismo Sustentável para a Fazenda Guaratubinha, que se localiza em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

Fechar

Turismo sustentável em fazenda mineira

Em 1996 a Ruschel & Associados foi contratado pela Fazenda Novo Horizonte para fazer um Estudo de Potencialidade Turística para a promoção do ecoturismo na propriedade, que se localiza em Carmo do Rio Claro, na região de influência do Lago de Furnas, sul de Minas Gerais.

Fechar

Estudo de Segmentação Turística

Em 1995 a Ruschel & Associados realizou um estudo do Potencial Mercadológico de Segmentos Turísticos para a Funnytour Turismo, avaliando segmentos específicos de operação turística, como time-sharing, alta gastronomia, produtos corporativos e produtos de alta qualidade.

Fechar

Consultoria para CVC Viagens

Para a CVC – a Ruschel & Associados prestou serviços de consultoria como o desenvolvimento de “pacotes turísticos” (entre os quais a Serra Gaúcha), a criação de um jornal próprio para a base (na época) de 80.000 clientes cadastrados, estudos para o desenvolvimento de um cartão de fidelidade próprio e serviços de assessoria de imprensa.

Fechar

Organização de eventos de turismo sustentável

FIECOTUR

Nos anos de 2003, 2004 e 2005 a Ruschel & Associados realizou, em conjunto com a Ambiente Press e a Revista Meio Ambiente Industrial, a FIECOTUR – Feira e Seminário de Turismo Sustentável. Com edição anual, a Fiecotur foi realizada no Expo Center Norte, em São Paulo-SP e constou de uma Feira (ocupando 1.500 m2 de área de exposição) e um Seminário com 3 dias, do qual participaram os principais formadores de opinião da área no Brasil.

Fechar

Bienal de Canela

Antes da FIECOTUR, com o patrocínio do WWF Brasil, a Ruschel & Associados realizou em 1994 a Bienal de Ecoturismo de Canela/RS, que fez a mais completa pesquisa sobre o setor no país até hoje e criou o IEB – Instituto de Ecoturismo do Brasil.

Fechar

Atividades institucionais em turismo sustentável

O diretor da Ruschel & Associados, Rogerio Ruschel, tem colaborado com a organização e desenvolvimento da atividade de turismo sustentável no Brasil em várias frentes:

  • Co-fundador, ex-professor e ex-coordenador do primeiro curso de pós-gradução em Turismo e Meio Ambiente no Brasil (SENAC-SP, 1997)
  • Fundador, Presidente do Conselho Consultivo e Diretor do IEB – Instituto de Ecoturismo do Brasil (1995) e Diretor do Instituto Peabiru de Ecoturismo (2001-2009)
  • Realizador da primeira “Pesquisa nacional sobre o perfil do profissional do Trade especializado em ecoturismo”, com o patrocínio do WWF-Brasil Fundo Mundial para a Natureza (1994)
  • Representante no Brasil por 3 anos (1996 a 1999) do CEFAT – Centro Europeo de Formación Ambiental y Turística, ONG fomentada pela Comunidade Econômica Européia para desenvolvimento do turismo rural
  • Ex- Presidente do FIBE – Fórum Iberoamericano de Ecoturismo, Capítulo Brasil
  • Editor de Turismo Sustentável da revista Business Travel e Editor de Ambiente Natural da revista Meio Ambiente Industrial
  • Palestrante em mais de 20 Congressos, Seminários e Workshops de ecoturismo
  • Membro do Conselho Editorial de 2 publicações especializadas em turismo e/ou meio ambiente