Quem somos

A implantação efetiva de um modelo de Desenvolvimento Sustentável como base da gestão corporativa requer um novo modo de planejar e fazer negócios, porque valores socioambientais somente serão relevantes e permanentes para pessoas e empresas quando tiverem valor econômico intrínseco.

gotasCriada em 1989 pelo publicitário, professor e jornalista Rogerio Raupp Ruschel, a Ruschel & Associados é a primeira empresa de consultoria para promoção de técnicas de mercado para adoção dos valores de Desenvolvimento Sustentável do Brasil. Há 20 anos ajudamos a fazer negócios ambientalmente corretos, socialmente justos e econômicamente lucrativos em três áreas: informação e educação, consultoria corporativa e marketing de produtos e serviços.

Conheça nossos Serviços, Clientes e Cases. Leia e interaja com nossa revista eletrônica Business do Bem. Assista a um filme com o perfil da empresa. Saiba Mais sobre os benefícios de uma empresa que adota os valores da sustentabilidade. E se tiver curiosidade, leia um resumo de nosso aprendizado em Nossos 20 anos

E se quiser compartilhar idéias, experiências, necessidades e projetos, entre em contato por e-mail ou pelo fone +55-11-4702-9006

Nossos 20 anos

Depoimento de Rogerio R. Ruschel

Rogerio R. Ruschel“Em 1989 eu acumulava 25 anos de trabalho em propaganda, marketing e relações públicas. Como redator, diretor de criação, planejador ou diretor de agências, havia conquistado muitos prêmios, entre os quais um “Prêmio Colunistas Nacional” como exemplo de Ética e o titulo de “Publicitário do Ano”, no Rio Grande do Sul. Havia trabalhado para algumas das mais importantes empresas do Brasil, ao lado de algumas das mentes mais brilhantes, e aprendido com elas, no Brasil e no exterior, o melhor do ramo.

Foi quando tomei a decisão mais importante – e arriscada – da minha vida: no auge de uma carreira de 14 anos no Grupo Ogilvy decidi sair para criar uma empresa que tinha uma Missão pretensiosa: levar os valores ambientais para dentro das empresas, e os valores empresariais para dentro do (então nascente) “movimento ambiental”. “Uma besteira”, me disseram. Depois de 2 anos de uma sociedade com um amigo, em 1991 encontrei o que procurava ao criar a Ruschel & Associados – que foi “batizada” de Marketing Ecológico por uma reportagem da revista Veja, que assim denominou o que eu fazia na época, porque nem mesmo eu sabia ao certo.

No início da década de 90, ambientalistas e empresários eram inimigos de verdade. Ecologia era coisa de pesquisador de universidade ou agitador de ONGs e desenvolvimento sustentável era um conceito tão acadêmico e intangível quanto, por exemplo, o pagamento por serviços ambientais o é hoje. Fui pioneiro ao traduzir para uma lógica de mercado a boa vontade teórica de iniciativas “eco-eco – ECOnômicas e ECOlógicas”. Como não existiam referências, tive que criá-las a cada novo dia – e com isso conheci pessoas fantásticas e aprendi coisas de maneira consistente, acelerada e concentrada. Hoje, 20 anos depois, modestamente percebo que meu trabalho virou referência e minha empresa, sinônimo de uma atividade. Hoje eu me dou conta de que passei os últimos 20 anos trabalhando para transformar em realidade o conceito de Desenvolvimento Sustentável, do jeito que pude. E tenho muito orgulho do que fiz, estou fazendo e ainda vou fazer. Agradeço a Deus a loucura que cometi em 1989 – e a você que está tendo a paciência de ler minhas lembranças.”