Nossa experiência

Clique nos itens abaixo para saber mais.

Marketing apoiando a sustentabilidade

Conheça um pouco de nossa experiência no desenvolvimento mercadológico de produtos e serviços com valor socioambiental agregado e de nossos recursos com comunicação especializada

• Unibanco – Unibanco Ecologia
Marketing institucional – 1994 a 1996 – vários prêmios

• Coimex Agrícola SA
Reposicionamento mercadológico de Ecopalm – vários prêmios e case na revista do IBMEC – 1998 a 1999

• Sabesp – Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Projeto-piloto sobre tecnologia de wetlands e determinação de valor dos recursos hídricos para o Banco Mundial, em equipe com FBDS, IPT e Unicamp – 1997

• Bahia Sul Papel e Celulose (Grupo Suzano)
Pesquisa de percepção de preços de ‘features’ de valor ambiental na celulose – Junto a 120 importadores de 26 países, com base em Miami/USA -1996

• ADELG – Associação de Desenvolvimento do Leste do Guarujá
Projeto de desenvolvimento sustentável, com a criação de uma RPPN – o Parque Ecológico Serra do Guararu – e gestão pela Fundação Litoral Verde – 2001/2002

• Projeto Sicilia, Itália
Projeto de desenvolvimento sustentável de base comunitária na região do Vale do Âlcantara, Sicília, Itália – 2005

• Tropical Flora
Programa de marketing e comunicação para serviços de reflorestamento commercial com espécies nativas – 2005 e 2006

• Digiprom – Tecnologias sustentáveis
Estudo de posicionamento de marketing para tecnologias de conservação de recursos hídricos e energéticos – 2007

• CCB – Camping Clube do Brasil
Programa de marketing e comunicação para reposicionar o campismo como atividade de lazer ecológico – 1997 e 1998

• Buana Parque
Estudo de viabilidade econômica de um parque agro-cultural-ecológico – 1997 e 1998

Suporte em Audiências Públicas

Conheça um pouco de nossa experiência no apoio a empresas em audiências públicas de apresentação de EIA-RIMAs, com a análise crítica das apresentações, o trabalho de ombudsman, o coaching dos apresentadores e a aplicação de um check-list de 60 pontos aplicada a grandes corporações.

• Votorantim Celulose e Papel – Projeto P-2000 em Jacareí-SP

• Vale do Rio Doce – Projeto Níquel do Vermelho”, em Carajás-PA

• International Paper – Projeto Três Lagoas, em Três Lagoas-MS

• Veracel -Projeto de duplicação de fábrica em Eunápolis-BA

Gestão de Programas

Quer profissionalizar a gestão de um concurso ou programa de relacionamento com partes interessadas? Terceirizar a gestão de uma ONG? Conheça um pouco da nossa experiência na gestão de programas.

• Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha
Coordenação do “Prêmio von Martius de Sustentabilidade”. Desde 2.000 – em 9 anos, 1.324 cases.

• Bayer S.A.
Secretaria executiva do Capítulo brasileiro do “Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais” (Bayer Young Environmental Envoy). Desde 2006 – em 3 anos, 146 projetos

• IBV – Instituto Brasil Verdade
Diretor Executivo contratado – Realizador da primeira pesquisa “candidatal” do Brasil, em parceria com o Movimento Voto Consciente e a Amarribo (Prêmio PNBE) – desde 2005

Educação Ambiental Corporativa

Conheça um pouco de nossa experiência com programas e projetos educativos e informativos para mudança de comportamento para dirigentes e funcionários aplicada a grandes corporações e no ensino formal.

• VCP – Votorantim Celulose e Papel

• “PEA-Programa de Educação Ambiental”. Entre 1991 e 1999 – 5 prêmios

• Volkswagen do Brasil, Goodyear, Bayer, Banco Francês e Brasileiro, Câmara Alemã, WWF, Wal-Mart e SBS

• Palestras, cursos, cartilhas, concursos, jogos e outros materiais

• Ensino formal acadêmico

• ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP

• “1o Curso de Informação Ecológica para Formadores de Opinião” – 1991, com Revista Imprensa e 3 sindicatos de jornalistas – 56 professores, 68 alunos

• Primeiro Módulo sobre Desenvolvimento Sustentável de pós-graduação das Américas, conforme a UNESCO – 1994

Diálogos para Sustentabilidade

Quer compartilhar sua experiência com stakeholders ou mobilizar parceiros de negócios com a organização de eventos de diálogos sobre sustentabilidade? Conheça nossa experiência.

• Volkswagen do Brasil
“1o Encontro sobre sustentabilidade na Cadeia Produtiva” – 2008

• Wal-Mart do Brasil
“Pacto pela sustentabilidade – construindo a cadeia de suprimentos do futuro” – 2009

Consultoria Corporativa

Conheça nossa experiência no planejamento e execução de programas corporativos, estudos e pesquisas para a tomada de decisões e suporte para viabilização de iniciativas.

• ACCE – Associação de Construtores de Centrais Energéticas
“Estudo sobre a viabilidade de construção de hidrelétricas na região amazônica, do ponto de vista de formadores de opinião pública” – 1992

• SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura
Estabelecimeto de uma ”Política de relacionamento com formadores de opinião e opinião pública” – 2001 a 2003

• PricewaterHouseCoopers
Auditoria de opinião com publishers de meio ambiente para o estudo “Indicadores de Sustentabilidade e Respon-sabilidade Social Corporativa do setor siderúrgico brasileiro” – 2002

• Fundação Martius de Ciência e Cultura
Planejamento da Implantação de um Centro de Educação Ambiental no Morro de Santo Amaro, Guarujá-SP (ermida, forte, armação e memória de Hans Staden), com recursos da Henkel, Siemens, Hochtief Engenharia, Degussa e do Governo da Baviera – 1994

• WWF/Brasil – Fundo Mundial para a Natureza
Facilitador da ”1a Feira de Produtos Florestais do Acre”, realizado em Rio Branco, e “consultoria de marketing de balcão” para organizações como a Associação Chico Mendes, a prefeitura de Xapuri e a Nação Kaxinauá – 1995

• Socicam – Administração de terminais rodoviários
Revisão crítica de Programa de Responsabilidade Socioambiental – 2009

Para maiores detalhes procure pela empresa em Clientes.

Nossos Serviços

• Planejamento e implantação de programas de Responsabilidade Socioambiental Empresarial e de Desenvolvimento Sustentável
  • Produção de estudos especiais e análise de cenários alternativos como suporte a tomada de decisões de perfil corporativo
  • Implantação de políticas socioambientais corporativas, com identificação de parcerias para projetos conjuntos com empresas, comunidades, ONGs, OSCIPS e Poder Público
  • Planejamento, implantação e valorização de investimentos socioambientais
  • Assessoria de imprensa especializada para valorizar investimentos socioambientais empresariais
  • Auditorias de imagem e pesquisas de mercado
  • Planejamento e implantação de programas e projetos, cursos, Centros de Educação e desenvolvimento de materiais educativos como cartilhas, jogos, álbuns, posters, folhetos, anúncios, marcas, etc. para educação ambiental corporativa
  • Pesquisa, planejamento e execução de campanhas comunitárias relacionadas as implantação de normas da série ISO ou a audiências públicas; campanhas institucionais; consultoria e assessoria em programas de comunicação com funcionários
  • Planejamento e promoção de Turismo Sustentável – avaliação de potencial, definição de perfil, modelagem, formatação de parcerias e alianças, implantação, marketing e divulgação

Cursos

A Ruschel & Associados realiza o curso “Marketing e comunicação para a construção da sustentabilidade” em entidades empresariais, acadêmicas e in-company. Modular e adaptável à cultura da organização contratante, o programa pode ter um mínimo de 6 horas e um máximo de 14 horas (2 dias). O programa utiliza recursos de interação e versa sobre a teoria e prática do Business do Bem -  como ganhar dinheiro e respeito inserindo valores socioambientais nos negócios.

curso1Para saber mais entre em contato pelo e-mail rogerio@ruscheleassociados.com.br ou pelo telefone +55-11-4702-9006

Palestras

Através de seu diretor-presidente, Rogerio Ruschel, a Ruschel & Associados participou de apresentações, palestras ou moderação de debates em mais de 60 eventos, nacionais e internacionais, sobre desenvolvimento sustentável, sustentabilidade empresarial e turismo sustentável.

Assista à apresentação da Ruschel & Associados

Entre em contato pelo e-mail rogerio@ruscheleassociados.com.br ou pelo telefone +55-11-4702-9006, para solicitar uma apresentação da palestra “30 maneiras de aumentar o lucro de sua empresa, sendo bonzinho com as pessoas e o meio ambiente”.

Publicações

A Ruschel & Associados pode atender as necessidades de sua organização em divulgar informações de maior volume para seus stakeholders. Temos larga experiência em pesquisar, escrever, editar e publicar (em mídia impressa ou eletrônica) livros, relatórios e estudos setoriais. A Ruschel & Associados e seu diretor Rogerio R. Ruschel participaram da editoria ou produção de várias publicações especializadas sobre meio ambiente, cidadania e sustentabilidade, com destaque para:

capawalmartEdição executiva da publicação “Diálogos para a sustentabilidade Wal-Mart Brasil – construindo a Cadeia de Suprimentos do futuro”, com os relatórios setoriais “Amazônia”, “Embalagens” e “Cadeias Produtivas”, para o Wal-Mart Brasil, 5.000 exemplares, em 2009

- Autoria e edição do livro “Lições de protagonismo juvenil – a memória dos primeiros cinco anos do Programa Jovens Embaixadores Ambientais”, para a Bayer SA em 2008, com 1.000 exemplares

fichapublica Edição da publicação “Ficha Pública – perfil de 190 candidatos aos cargos de vereador e 5 a prefeito de Guarujá-SP, nas eleições municipais de 2008”, a primeira pesquisa “candidatal” do Brasil, feita para a OSCIP Instituto Brasil Verdade; 40.000 exemplares, em 2008

benchmaisAutoria e co-edição do livro “BenchMais – As 85 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil”, de 2007, com 5.000 exemplares, para Alcoa, Alumar, Ambev, Basf, Mantecorp, Rede Globo e Sabesp

caminhosCo-autoria e edição do livro “A caminho do desenvolvimento sustentado – A memória dos primeiros 5 anos do Prêmio Ambiental von Martius”, para Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Degussa, Henkel, Schering, Tetra Pak e Voith com 2.000 exemplares, em 2005

manualCo-autoria do livro “Manual de Comercialização de Produtos Florestais”, para a ONG The Futures Group e USAID, com tiragem de 5.000 exemplares, 2004

guiaruschelR. Ruschel foi autor do “Guia Ruschel de Ecologia”, publicado pela Editora Europa, São Paulo, em 1992 com tiragem de 20.000 exemplares vendidos em bancas em 2 meses

glossarioR. Ruschel foi autor do “Glossário de Informações Ecológicas para Jornalistas”, publicado pela revista Imprensa para a McDonalds Brasil, em 1991, com uma tiragem de 10.000 exemplares em português e 12.000 exemplares em ingles

R. Ruschel foi autor do “Ecological Glossary”, publicado pela revista Imprensa, São Paulo, em 1991, com uma tiragem de 12.000 exemplares em inglês, distribuído pelo McDonalds para os jornalistas estrangeiros que fizeram a cobertura da ECO-92 no Rio de Janeiro.

Entre os anos de 1994 e 1996 Rogerio Ruschel fez a revisão técnica da tradução para o português, a adaptação editorial e um capítulo brasileiro de três livros da Makron Books/McGraw Hill inovadores no Brasil: “Marketing Verde”, “Reciclagem Comunitária” e “Marketing Público”.